sábado, 3 de julho de 2010

Dunga fracassa abraçado com suas convicções

Primeiro, quero deixar clara uma coisa: não acho oportunismo questionar o trabalho feito na seleção depois da derrota. Afinal, é sim o momento de fazer um balanço geral, onde deu certo, o que deu errado. E quando eu falo de um balanço não penso apenas nos jogos da Copa do Mundo, obviamente que eles são importantes, mas é preciso visualizar todo um método implementado na seleção. Ou seja, se tem alguém pensa diferente nem perca seu tempo lendo (se é que existe algum leitor).

Acredito que o maior erro está na raiz, na escolha de 4 anos atrás. Refiro-me a efetivação de Dunga. Esse é um ponto que desencadeia todos os demais equívocos. Além da total inexperiência, Dunga mostrou um total despreparo psicológico para lidar com um cargo de tanta pressão. Não soube conviver com as críticas (por vezes é benéfico ouvi-las), criou um clima de guerra desnecessário e aplicou métodos duvidosos.

Especificarei melhor esses métodos em pontos, para facilitar a compreensão:

1) No primeiro ano de trabalho confundiu renovação com "inovação". Por isso, resolveu convocar jogadores esquecidos ou desconhecidos do futebol brasileiro, como Daniel Carvalho e Vagner Love (que jogavam na Rússia), Elano (isolado na Ucrânia, e que segundo o próprio jogador viva a PIOR fase da carreira), Fernando (do Bordeaux) Jonatas, Morais.... Sem falar em Afonso Alves e etc. E só puxar um pouco pela memória que vem mais. Chegou a deixar Kaká e Ronaldinho de fora de algumas listas e depois tacou os dois banco de reservas. Achou que deveria esquecer totalmente o passado e fazer logo uma "revolução" nos nomes dos convocados.

2) Após o "sucesso" da Copa América (o sucesso está entre aspas porque o Brasil apesar do título apresentou um futebol horrível, foi bem apenas na final contra Argentina), o nosso técnico definiu um sistem tático para seleção com dois volantes de contenção, naquela ocasião Josué e Mineiro. O que além de fugir muito do estilo de jogo brasileiro, engessa as futuras convocações. Afinal, acredito que o técnico deve convocar os melhores e depois definir um esquema em que esses jogadores possam atuar bem, e não convocar os melhores para o seu esquema favorito. Deu para entender a diferença?

3) O título da Copa América ainda foi mais prejudicial porque ali a seleção começou a mudar de nome, virou "os amigos de Dunga". Ou seja, colocamos fim ao critério do MÉRITO, que acredito ser fundamental para as convocações da seleção. Para estar entre esses amigos, quer dizer na seleção, é preciso ser um cara correto e obediente, e se der, se não for exigir muito, jogar um pouco de futebol.

4) Um ponto que acho muito importante é que em quatro anos o treinador não encontrou nenhum lateral esquerdo para a seleção, não insistiu, não deu confiança para ninguém. Então, nas vésperas da Copa precisou apostar em um jogador que não joga de lateral há 3 temporada e além disso nunca foi um craque, Michel Bastos, e em outro que também não joga na função e já tem 35 anos, Gilberto.

5) Chegamos a convocação da Copa que foi o resultado de vários erros desses quatro anos de trabalho e obviamente o mais gritante. Acho que nunca vi uma seleção tão mal convocada. Oito volantes e apenas um meia ofensivo. Vamos falar a verdade: o Julio Batista não pode ser o principal criador de jogadas de nenhum time no mundo, que dirá da seleção, então só tinhamos o Kaká, que todos sabem estava em condições físicas duvidosas. E estamos falando de futebol brasileiro que sempre se caracterizou pela ofensividade. Porque não chamou PH Ganso? O jovem era aclamado pela imprensa e pela torcida! Nesse ponto faltou um pouco de inteligência, afinal o Dunga só ia ganhar com isso, ia trazer muita gente para o lado dele, além de resolver um problema de criatividade e técnica. Preferiu justificar falando que o santista de 21 anos era muito inexperiência. Mas, precisa de experiência para esquentar o banco como fez o Kleberson? Nem entrarei na questão de nomes duvidos como Doni, Josué, Gilberto, Graffite...

6) Bom, a bomba explodiu na Copa. Era óbvio que a seleção poderia ter ganho a Copa, afinal o Brasil é Brasil. Mas, esse time, sinceramente, não merecia. E ironicamente Dunga fracassou abraçado com suas maiores convicções, que para mim se simbolizam na figura do Felipe Mello. Volante de características duvidosas para jogador de seleção, uma verdadeira "granada sem pino", que Dunga resolveu bancar apesar de todos os alertas. As opções para dar um pouco de ofensividade ou mudar o panorama da partida também não apareceram na Copa, reflexo da convocação.

7) É preciso dizer que a Era Dunga tem resultados expressivos como os títulos da Copa América, da Copa das Confederações e a campanha nas eliminatórias. Mas, essa seleção não deixará boas lembranças, nunca apresentou um futebol digno da tradição brasileira. Na Copa jogou sete partidas e apenas em uma foi realmente bem, contra o eterno freguês, Chile.

Ainda conseguiria falar mais uma semana, mas cansei...Gostaria só de pedir mais uma coisinha: vamos acabar com essa história de que prefiro jogar feio e vencer do que jogar bonito e perder! Não existe essa relação direta! O time pode perder ou ganhar de qualquer um dos modos. Essa afirmação é uma das maiores bonbagens do futebol atual. O essencial é sempre tentar jogador bem e naturalmente as chances de ganhar serão maiores.

Para finalizar (agora acaba, eu prometo), espero que com o fim do Dunguismo, a seleção volte a ser Brasil, convocando os jogadores com mais talento ou os que vivem grande fase, jogando um futebol agradável de se ver e torcer. Não é pedir muito para o futebol mais vitorioso do mundo!



3 comentários:

Marcella disse...

Clap, clap, Camila Nogueira. Falou tudo. O Dunga vem fazendo besteira atrás de besteira desde que assumiu a seleção, e tudo isso culminou em uma Copa que nunca foi brilhante, e explodiu na figura patética do Felipe Mello (que bem à lá Dunga ainda disse depois que não teve culpa nenhuma nos lances de gol e que não fez nada com o Robben). O Dunga parece que assumiu a seleção só para dar início a uma guerrinha idiota contra a imprensa, onde a sua função seria fazer exatamente o contrário daquilo que todo mundo esperava ou gostaria. Ele tentava desenterrar uns zé ninguém lá no fundo do poço só por acha que a) esses caras estariam mais propícios a se comportarem bem sob o seu comando, e b) se ele descobrisse um gênio que fosse fazer o gol do título, e que a imprensa nunca teria adivinhado, ele poderia jogar na cara dos outros depois. Porque é só isso que o Dunga sabe fazer. Nunca vi. E tem gente que ainda acha bonito, que apoia a grosseria e a falta de educação, que acha que isso tudo é "bem feito pra Globo".

É, bem feito pra Globo. Quem tá fora da Copa mesmo?

Eu espero que o próximo técnico (TEMA CAMILA! Fortes chances do Muricy ir parar lá, hein?) não seja tão teimoso a troco de nada como o Dunga. Que vai ser alguém que aprecie o futebol jogado mais do que ele eu tenho quase certeza, porque menos, só se levarem o Chamusca ou o Mário Sérgio.

Acho que a maior besteira que o Dunga poderia ter feito foi essa guerrinha estúpida contra a opinião pública (porque tem isso também, né, ele solta os cachorros na imprensa mas na verdade é em TODO MUNDO que ele tá soltando, idiota é quem acha que não). Acabou com a bela imagem que eu tinha dele como capitão de 94 e 98, e na verdade eram as imagens mais fortes que eu tinha dessas copas. O Dunga capitão. Ainda o respeito como jogador, mas não tenho mais a menor simpatia ou amor à sua causa.

Irônico ele reclamar da falta de experiência de alguns jogadores. Ele já tinha treinado quem mesmo antes de ir pra seleção?

Ah, tá.

3 de julho de 2010 às 20:40
Anônimo disse...

O Dunga não teria chamado o Ronaldo em 1994 e 2002 (porque esse só se recuperou meses antes da copa), nem Kaká em 2002, isso sem falar no Pelé em 1958...

E se o Dunga fosse técnico da Alemanha o Thomas Muller, um dos destaques da Copa, também não seria convocado porque ele só passou a ser titular com frequência do Bayer esse ano, então não encaixa nos critérios do Dunga...

Enfim, Dunga agora é passado! Ufa!

3 de julho de 2010 às 21:00
CAPRITI, Psilla. disse...

Os admiradores dos modelitos de Dunga (a sua prole) que se conformem. Muito mais um treinador vestido de agasalho da seleção, do que um vestido de Herchcovitch brigando.

8 de julho de 2010 às 15:57

Postar um comentário