sexta-feira, 2 de julho de 2010

A (des)ilusão de uma Copa

Brasil eliminado da Copa do Mundo de 2010. Derrotado por 2x1, nas quartas de final, pela seleção da Holanda, o time brasileiro colocou um ponto final na era Dunga. O técnico brasileiro deixou claro que seu ciclo na seleção está no final.

O jogo foi uma aula da Holanda de como vencer um adversário sem, necessariamente, jogar melhor. O Brasil teve a melhor atuação da Copa durante o primeiro tempo da partida, quando fez 1x0 com Robinho, mas entregou o jogo na segunda etapa. A Holanda virou o jogo com dois gols de Sneijder (que foi carioca-lek-de-ipanema na sua vida passada), sendo um deles de cabeça (??!!). O camisa 10 da seleção holandesa foi eleito Man of the Match. Mas, pra mim, o destaque desse jogo foi o Robben.

Sempre fui fã do cara. É um jogador inteligente, que sabe ler o jogo e faz gol como ninguém. Depois de ter sido descartado pelo Real Madrid (assim como Sneijder), Robben fez uma excelente temporada pelo Bayern, sendo campeão alemão e finalista da Champions League (Sneijder foi campeão, jogando pela Inter de Milão).

No jogo contra o Brasil, Robben não mostrou todo o futebol que ele sabe jogar. Mas teve um papel fundamental na vitória holandesa. Pelo lado esquerdo brasileiro, onde o jogador permaneceu durante todo o jogo, saíram os dois gols de Sneijder. Michel Bastos bem que tentou, mas sua vocação ofensiva não conseguiu segurar o ímpeto do holandês, que sabia que o caminho do gol era por ali. Além disso, Robben usou toda a sua experiência e conseguia faltas com uma facilidade incrível. O ponto alto disso tudo foi a expulsão de Felipe Melo, que cometeu uma das muitas faltas que o holandês sofreu e, não satisfeito, deu um pisão no jogador caído.

Virar um jogo já é difícil. Virar um jogo com um a menos é mais difícil ainda. Virar um jogo, com um a menos, contra a Holanda é praticamente impossível. O time holandês, depois de fazer o placar que lhe dava a classificação para as semifinais da Copa, jogou com o regulamento e segurou a frustrante reação do Brasil.

Uma imagem vale mais que mil palavras né?!

Não vou ficar chutando cachorro morto e nem acho que seja saudável ficar esbravejando contra o Dunga. A CBF vai escolher outro técnico e um novo ciclo será iniciado, olhando pra Copa de 2014. Eu tenho certeza que o Brasil será hexa jogando em casa.

O que mais me deixou triste, de verdade, foi ver as declarações do Julio César e do Kaká. Dois jogadores super vitoriosos nos seus clubes, símbolos de uma geração carente de ídolos e muito queridos pela torcida brasileira. Acredito que os dois ainda podem representar o Brasil em 2014. E espero que, dessa vez, saíam vitoriosos.

1 comentários:

Marcella disse...

Eu chuto cachorro morto. Chuto mesmo. Até porque se fosse o contrário, ia tá todo mundo ouvindo até agora.

Agora, essa foto, hein? Sensacional. Hahaha Robinho tava com a macaca nesse jogo, partiu pra cima de todo mundo.

3 de julho de 2010 às 20:44

Postar um comentário