sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

E 2010 chegou ao fim. Ano de Copa do Mundo sempre passa mais rápido! E para brindar a chegada de 2011, o Futebol e Mulher preparou um top 10 dos momentos mais marcantes do mundo do futebol em 2010.


10. Eliminado - de novo



A maldição das oitavas-de-final para o Real Madrid continuou em 2010. O time não passa desta fase desde 2004. Desta vez, o carrasco foi o Lyon, da França, que empatou com os galáticos dentro do Santiago Bernabéu por 1 a 1 depois de fazer 1 a 0 em casa. O milionário time de Cristiano Ronaldo, Iker Casillas, Kaká, Higuaín, Sérgio Ramos e Xabi Alonso teve ainda de assistir a uma final onde as grandes estrelas eram dois chutados do Bernabéu. Wesley Sneijder e Arjen Robben levaram seus times, respectivamente Internazionale e Bayern de Munique, à decisão da Liga após saírem pra abrir espaço para as super-contratações merengues. É duro ou não é?

9. A cavadinha que consagrou o Rei do Rio



Em 2010, o Botafogo poderia ter chegado a sua quinta final consecutiva no Campeonato Carioca. Depois de três vices para o Flamengo, as perspectivas não eram assim tão otimistas. Após começar com o pé esquerdo, perdendo e goleada para o Vasco, em casa, o Botafogo sagrou-se campeão da Taça Guanabara como azarão. Poderia ter chegado à final do Carioca, mas não foi nem preciso. Os comandados de Joel Santana lavaram a alma contra o Império do Amor flamenguista na final do Carioca e acabaram com o domínio de três anos do rival. Na cavadinha de Loco Abreu, a coração de Joel Santana, legítimo rei do Campeonato Carioca. Título de turno e returno, o que não acontecia desde 1998, com o Vasco, e alívio. Sai, zica!


8. Corra que os meninos da Vila vem aí 33 1/3



O primeiro semestre de 2010 no futebol brasileiro teve um dono: Santos. Com Neymar, André, Robinho e Paulo Henrique Ganso comandando a trupe, o Peixe levou o Paulistão e a Copa do Brasil, e encantou o país. Infelizmente, o time de futebol maroto da nova geração de meninos da vila acabou desmontado no segundo semestre, e o Santos ainda perdeu Ganso, lesionado. Mas fica o registro daquele que foi o melhor time da primeira perna do ano.


7. Abu-tira-bi



Quase 10 mil colorados foram para Abu Dhabi prontos para festejar o bi-campeonato do Mundial. O Inter abdicou de disputar o Brasileiro com vontade para se dedicar exclusivamente ao interclubes da FIFA e, com a crise na Internazionale, o título parecia mais certo do que nunca. O que o Inter não contava era com um pedregulho em seu caminho chamado Mazembe. O time da República Democrática do Congo, campeão da África, eliminou o Pachuca do México, considerado terceira força no Mundial, e, contra todas as expectativas, tirou, pela primeira vez na história, um time sulamericano da final. Decepção colorada, festa nerazzurri. A Inter não tomou conhecimento dos congoleses e levou o Mundial com tranquilidade. A medalha de bronze voltou como um fardo no pescoço dos colorados.


6. Nostradamus dos tempos modernos



Nem Messi, nem Iniesta, nem Xavi, nem Kaká. A grande estrela da Copa do Mundo da África do Sul sequer estava no continente africano. O polvo vidente Paul, de um aquário na Alemanha, previu todos os resultados da seleção alemã, além da final, entre Espanha e Holanda. Ficou famoso, virou celebridade e faleceu três meses após o fim da Copa, no auge da sua carreira de Nostradamus.


5. Internazionale de Mourinho Milão



A Inter teve um ano quase perfeito. Ganhou o Italiano, a Copa da Itália e a Liga dos Campeões no primeiro semestre, e encerrou o ano com o título do Mundial de Clubes, além de ter levado também a Recopa da Itália. Tudo azul (e preto), não fosse pelo péssimo começo de temporada no Italiano e a crise que acabou derrubando o técnico Rafael Benítez, substituto de Mourinho, somente seis meses depois de assumir - mesmo com a conquista em Abu Dhabi. Wesley Sneijder, Samuel Eto'o, Diego Milito, Maicon, Lúcio, Júlio César e Javier Zanetti foram alguns dos destaques da equipe de José Mourinho, que derrubou, inclusive, o poderoso Barcelona para chegar à final da Liga dos Campeões.


4. La mano de Diós 2.0



Em uma Copa que ficou devendo em emoção, o grande momento talvez tenha acontecido na despretensiosa partida entre Uruguai e Gana. Despretensiosa porque ninguém esperava que um dos momentos mais inesquecíveis da Copa saísse justamente do jogo entre os azarões da Copa. O último suspiro do bom atacante uruguaio Luís Suarez ao impedir - com as mãos - um gol de Gana nos minutos finais da partida, válida pelas quartas-de-final, tinha tudo pra ser o fim melancólico da Celeste na Copa do Mundo. Expulso e com um pênalti contra, Suarez deixou o campo aos prantos. Mas a mão de Deus atacou novamente e Asamoah Gyan, melhor jogador de Gana, mandou o carimbo para a primeira semifinal de Mundial da história para uma seleção africana no travessão do goleiro Muslera. Do lado de fora do campo, Suarez viu seu time levar o jogo para os pênaltis e sair de lá classificado para a semifinal. Último bastião sulamericano na África do Sul, o Uruguai acabou em quarto, melhor colocação dos hermanitos desde a Copa de 70. Diego Forlán deu show e levou o prêmio de melhor jogador da Copa. Loco Abreu não jogou muito, mas repetiu a famosa cavadinha na derradeira disputa contra Gana. Foi um belo Mundial para a Celeste.


3. Melhor(es) do mundo



Não tinha como deixar o impossível e inacreditável Barcelona de fora da lista. O time de Pep Guardiola não levou o título máximo do ano, a Liga dos Campeões, mas foi o campeão espanhol e teve sete jogadores na seleção campeã do mundo. Mas se 2010 não foi perfeito, 2011 promete começar com tudo. Líder do atual campeonato, o Barcelona vem dando espetáculo atrás de espetáculo. Um escorregão em casa para o recém-promovido Hércules foi tudo o que a equipe catalã fez de errado até aqui. Depois disso, goleadas e mais goleadas, incluindo um histórico 5 a 0 sobre o também poderoso Real Madrid, que saiu do Camp Nou parecendo time pequeno. Os baixinhos Xavi, Iniesta, Dani Alves, David Villa e Pedrito colocaram o pé no acelerador com vontade e estão deixando o mundo de queixo caído. Mas nada se compara ao espetáculo de Lionel Messi, que confirma, novamente, que é o melhor jogador do mundo.


2. O bi que virou tri da noite para o dia



O Fluminense, comandado pelo quase-Mourinho brasileiro, Muricy Ramalho, saiu da fila de 26 anos de espera e conquistou o apertado Campeonato Brasileiro de 2010. Depois de anos de domínio paulista, pelo segundo ano seguido uma equipe carioca faturou o título. O grande destaque da equipe, entretanto, não foi tupiniquim. O argentino Darío Conca, que jogou todas as partidas do campeonato, dominou tudo de ponta e ponta e foi escolhido craque do Brasileirão. Mas o título tricolor valeu por dois e virou tri quando a CBF decidiu unificar todas as conquistas de 1959 à 1970, reconhecendo a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeonatos brasileiros. Assim, o Flu tornou-se campeão de 1984, 2010 e também de 70. Quem comemorou também foram Santos e Palmeiras. De bi e tetra, respectivamente, os dois se juntaram no topo das conquistas brasileiras e se tornaram octacampeões. O São Paulo, até então maior vencedor, caiu para terceiro. O então campeão Flamengo, que teve um ano complicado tanto dentro quanto fora de campo, ainda encerrou 2010 com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, oficialmente colocando o Rubro-Negro como pentacampeão. Bahia, Cruzeiro e Botafogo foram os outros clubes que tiveram seus títulos na década de 60 reconhecidos.


1. Fim da espera



Com um gol chorado, já no segundo tempo da prorrogação, a Fúria Roja sagrou-se, enfim, campeã mundial. A final entre as duas maiores praticantes do morrer na praia foi tensa, violenta e longa demais. Mas Andrés Iniesta, que chegou machucado à África, pôs fim à espera espanhola e coroou uma geração talentosa que pôs fim na fama de não-ganha-nada e a Espanha, enfim, pôde colocar uma estrela dourada na sua camisa vermelha furiosa.

2 comentários:

Ele disse...

Que orgulho ver o meu Uruguai sendo destacado.
Sem dúvidas foi a verdadeira mao de deus... já que ele viu o cartao vermelho por isso. A justiça foi feita!! :P

E o Loco... sem palavras ele continua honrando o seu apelido!!!

31 de dezembro de 2010 às 16:11
Augusto Branco disse...

SER MULHER

Ah, ser mulher!

Ser mulher é ver o mundo com doçura,
É admirar a beleza da vida com romantismo.
É desejar o indesejável.
É buscar o impossível.

O poder de uma mulher está em seu instinto
Porque a mulher tem o dom de ter um filho,
E cuidar de vários outros filhos que não são seus.

Ah, as mulheres!
Ainda que sensíveis
Mulheres conseguem ser extremamente fortes
Mesmo quando todos pensam que não há mais forças.

Mulheres cuidam de feridas e feridos
E sabem que um beijo e um abraço
Podem salvar uma vida,
Ou curar um coração partido.

Mulheres são vaidosas,
Mas não deixam que suas vaidades
Suplantem seus ideais.

Muitas mulheres mudaram o rumo
E a história da humanidade
Transformando o mundo
Em um lugar melhor.

A mulher tem a graça de tornar a vida alegre e colorida,
E ela pode fazer tudo isto quantas vezes quiser
Ser mulher é gostar de ser mulher
E ser indiscutivelmente feliz
E orgulhosa por isso.

- Brunna Paese -

25 de fevereiro de 2011 às 18:24

Postar um comentário